quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A VISITA DA CUMADRE

Torcedor está cansado da falta de convicção e planejamento da atual gestão


A cumadre tem um casal de filhos, PLANEJAMENTO e CONVICÇÃO. Uma vez por mês, é regra, chova ou faça sol,com os cuidados de praxe, a cumadre, colorada que é, vai ao Beira Rio assistir uma partida do seu clube do coração o SPORT CLUB INTERNACIONAL.

Geralmente vai ao estádio sozinha, já que o cumpadre não é de nada. Há quem diga que é gremista ou avaiano, o que convenhamos é quase a mesma coisa. Quanto aos rebentos, raramente lhe acompanham. Fato esse, que lhe gera tristeza e preocupação, já que enquanto ela está no beira Rio, seus filhos PLANEJAMENTO e CONVICÇÃO se encontram longe dali. Coisa de mãe, perfeitamente compreensível.

Gostaria sinceramente, que seus pimpolhos, estivessem juntos dela naquele momento de alegria. Confessa que seria o climax de um projeto, como qualquer outro, no caso, familiar.Como toda a mãe, a cumadre é coruja, tem certeza que seus filhos terão sucesso, vez que são organizados, metódicos ,seguros, sistemáticos, responsáveis e muito diferentemente de outras pessoas, têm metas.Em vista desse seu orgulho, teria muito prazer em apresentar suas crias aos amigos dirigentes, com os quais cruza amiúde, quando dos jogos. No entanto, tal situação nunca se oportunizou.

Recentemente, após a euforia de uma vitória colorada, arrancada a duras penas, apesar de três volantes , só um atacante e falha do goleiro, foi convidada por um dirigente, um daqueles de carteirinha, intregrante do baixo clero, para assistir as entrevistas na sala de imprensa. Tiro dado, bugio deitado, aceitou de pronto. Atrás do "aspone", que mais parecia um porta bandeiras de escola de samba mergulhou em direção ao local. A cumadre era recatada, tímida mesmo, lá chegando se postou discretamente num canto. Era de seu perfil, avessa à ribalta. Entrincheirada pode apreciar de camarote o "vuco-vuco":tapinhas nas costas de jogadores, microfones na cara de todo mundo, Marias chuteiras em profusão e até vendedores de automóveis e celulares.

Então, adentrou no recinto um ex-Vice de Futebol, "de cujus" nome a cumadre não se recorda, gritando mais que o presidente do clube e foi dado ínicio a coletiva. Os jogadores com suas declarações repetitivas e por isso mesmo enfadonhas, repletas de -com certeza, realmente e determinação - tudo no contexto. Quase tudo...até que vieram as entrevistas dos dirigentes, logo após a cumadre trocar os paninhos. Foi aí que ela despencou do carro alegórico.

Era PLANEJAMENTO prá cá CONVICÇÂO prá lá, que a cumadre achou que seus filhos estavam presentes. Rodou o olhar em volta, com toda a atenção de mãe mas não localizou a prole. Isso lhe deixou apreensiva e frustrada. Sem desaminar apurou o pavilhão auditivo e sacou que eles se reportavam a elementos de um projeto. Com retóricas e discursos rebuscados de cartolas superados, perdidos no tempo.

Diante das questões formuladas explanavam com ar professoral,enfáticos no PLANEJAMENTO e CONVICÇÃO, tentando justificar a demissão em três meses de um treinador. Por óbvio não conseguiram.

Ao final, restou uma certeza a pobre cumadre. Ela precisava, urgentemente, apresentar seus filhos àqueles dirigentes. Era prá já! Pena que PLANEJAMENTO e CONVICÇÂO não se encontravam ali.



Sidney Emerim
Conselheiro do INTERNACIONAL
Integrante do MAIS INTER

Um comentário:

  1. Bah, Sidney, muito fraquinho e cheio de erros de português. O Clube está mal mesmo, os Conselheiros deveriam fazer uma provinha de Língua Nacional antes de se candidatar!
    Apesar disso, li o teu texto, procurei entender as tuas metáforas, esperando um bom conteúdo... nada, que pena, só barulho pra nada contribuir! Ao invés de te esconder na oposição, vá lá, trabalhe pelo Clube, não fique aí na janelinha, oposição pode ajudar, sim!
    É lamentável a tua atitude de anti-coloradismo, tipo: quanto pior melhor!!!
    É uma posição cômoda e sofrível, somente te escondendo numa "lista fechada" tu conseguirás te reeleger!

    João Luiz Alvarez, Sócio Contribuinte!

    ResponderExcluir