sexta-feira, 5 de agosto de 2011

UM CRAQUE FORA DAS QUATRO LINHAS

Profissionalizar o Marketing não é o mesmo que garantir emprgo a apoiadores


Hoje é meu dia de escrever no blog do nosso MAIS INTER. Faço isso tentanto digerir o jogo de ontem e procurando esquecer o Wilson Mathias. Mesmo que a tentação de falar do jogo seja grande, vou discorrer sobre um tema que tem me interessado e tem sido alvo de debates em nosso grupo, o Marketing.

Um clube da grandeza do nosso Inter deverá mais do que nunca maximizar as ações de marketing, de modo a se adequar ao novo panorama instalado no futebol brasileiro decorrente da hegemonia econômico financeira do eixo Rio-São Paulo.


A tabela de classificação do campeonato brasileiro deste ano já prenuncia o que poderá se tornar uma realidade constante no cenário futebolístico, se não for adotada uma série de medidas criativas nessa sensível área de administração, em função do desnível criado com as cotas de televisão impostas pela Rede Globo que vigorarão a partir de 2012.

Essa disputa por pontos corridos vai cada vez mais criar um abismo entre os clubes que tiverem condições de dispender mais recursos com o Dpto. de Futebol, porquanto seus respectivos elencos fatalmente farão a diferença em função do grande numero de jogos.



Segundo o Sr. AMIR SOMOGGI, radicado em São Paulo, especialista em gestão de marketing de clubes de futebol, consultor e professor de marketing, nos últimos anos o INTER conseguiu se manter no reduzido círculo de clubes com faturamento anual superior a cem milhões de reais, devido a dois fatores que o diferem dos clubes de Rio e São Paulo – o aumento vertiginoso do seu quadro social e a venda de jogadores.

Pois só essas ações talvez não serão suficientes para manter um equilíbrio de forças, agora seriamente comprometido com as novas cotas de TV e patrocínios generosos a clubes cariocas e paulistas. Como já foi amplamente divulgado, Flamengo e Corinthians receberão em 2012 só da televisão cem milhões de reais cada um.

A grande questão é como repor a qualidade técnica dos grandes jogadores vendidos de modo a sustentar um confronto que mantenha o Inter sempre no topo da tabela?



Pois é justamente o Departamento de Marketing que, fora das quatro linhas, contando com um craque nessa área de conhecimento, crescerá de importância ao desenvolver as ações pertinentes para elevar ainda mais o faturamento.

A negociação de melhores patrocínios e o aproveitamento melhor do potencial do nosso cliente específico - o torcedor gaúcho, comprovadamente considerado em pesquisa como o mais fanático do Brasil, segundo o citado consultor, são medidas, dentre outras, que se impõem.

Em face dessa nova realidade, urge que a direção do COLORADO se aperceba que a contratação desse profissional deve levar em conta a qualidade do seu trabalho, pois só o compadrio, o companheirismo e a amizade poderão ser nefastos aos interesses do clube, se tal tipo de relação presidir os critérios numa escolha para o exercício dessa função a qual exige muito talento e criatividade.

Nós do MAIS INTER temos a convicção de que o Marketing deve ter um profissional capaz na sua condução, que traga resultados significativos, o que infelizmente não vem acontecendo, seja por falta de ousadia, seja por falta de capacidade.



Carlos Costa
Sócio
Integrante do MAIS INTER

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