sexta-feira, 29 de julho de 2011

"LELÉ DA CUCA"

Cuca assuta ao Saci


O SPORT CLUB INTERNACIONAL deu um belo exemplo ao mundo esportivo nacional ao iniciar a democratização de seu clube, submetendo decisão importante à apreciação de seus associados, qual seja a escolha de seu presidente através de eleição direta. Nada mais elogiável, não fosse a existência da famigerada cláusula de barreira, medida excludente na sua essência, tolhendo e desconsiderando a manifestação de contingente significativo de sócios. Urge pois, que se prossiga, dando um passo definitivo na adoção da democracia plena, eliminando esse fator de exclusão.

A medida democrática iniciada no clube, sem dúvida, valorizou e trouxe mais legitimidade ao regime presidencialista, mas impôs também outro valor agregado, uma grande carga associativa de vontades, que deve ser levada sim em consideração por aquele que exerce a presidência. Oportuno lembrar um princípio democrático fundamental: "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos...".

Hoje em dia, essas vontades são aferidas em profusão e devem ser consideradas quando da decisão. Por ocasião da especulação do novo técnico do Inter, várias pesquisas registraram rejeição em torno de 90% à contratação de CUCA; no entanto, para espanto e surpresa de todos, elementos ligados à diretoria - alguns até tidos como consultores - afirmam do alto de suas sapiências "não levar em consideração essas manifestações para não contratar".

Essas pessoas são aquelas mesmas que orquestraram o bizarro planejamento que culminou com o desastre diante do "glorioso" Mazembe, poupando o time e inventando rodízio de goleiros. Do dito, vê-se que, entre o discurso e a prática, existe uma distância abissal, ou seja, o exercício da democracia em sua plenitude ainda é uma meta a ser alcançada.

Contudo, se houver dúvidas da cogitação de tal contratação, avaliem a trajetória desse profissional nos clubes que treinou. Se ainda assim persistirem dúvidas, sondem seus associados, já que os nossos não importam. Em suma, se não serve sequer para times menores como o nosso arqui-rival, por que haveria de servir para nós? Caso contratado, estaremos diante de uma gestão, nem boa, nem ruim, mas pura e simplesmente "LELÉ DA CUCA".


Sidney Emerim
Conselheiro do INTERNACIONAL
integrante do MAIS INTER

2 comentários:

  1. Caro Sidney, como Conselheiro imagino que vc tenha levado essas preocupações aos teus pares. Qual foi o resultado do debate no Conselho ? Como sócio colorado, me sinto representado por vcs. Mas ao contrário de ti, fecho com a diretoria na questão das Redes Sociais. Elas podem mostrar o desejo de boa parte da torcida, mas quem garante que nossos RIVAIS não estão INFLANDO esses numeros? Digo isso pq canso de ouvir nas INTERATIVAS das Rádios que elas não tem caráter cientifico. Somos, em um cálculo modesto, seis milhões de Colorados. A "maioria silenciosa" não se pronuncia nas redes sociais. Eu votei em Giovanni Luigi, como TODOS os outros presidentes ele acerta e erra. Errou na questão do técnico, mas quem não errou que atire a primeira pedra. E acertou em cheio na questão do Estádio. Íamos a falência, se nos metessemos naquela aventura. Errou na escolha do vice de futebol? Acertou agora? O tempo vai dizer. Mas, sinceramente eu gostaria de saber como nosso representante o que vc já fez? Pq nós que votamos em vcs esperamos uma OPOSIÇÃO CONSTRUTIVA. Como vc se pronuncia no Conselho? Como vc votou na questão do Estádio? Pq sinceramente, depois de viver alguns anos no exterior, tenho a mania de votar na oposição para o "parlamento" a fim de que CONSTRUTIVAMENTE ela auxilie o PRESIDENTE a corrigir rumos. E esse não parece o teu caso... Espero estar errado. Pq do jeito que tá, parece que alguns colorados (não é o teu casO, espero)querem o pior para o Clube simplesmente para COMPROVAR SUAS TESES. Ab, João Carlos Souza

    ResponderExcluir
  2. Prezado João Carlos:

    Apenas para elucidar alguns dos questionamentos apontados por ti informo que, no que se refere a mudança de modelo da reforma do estádio, o MAIS INTER votou pela alteraração do modelo (na verdade foi uma decisão unanime do Conselho Deliberativo), mas algumas ressalvas precisam ser feitas.

    Só aprovamos a alteração após algumas mudanças no plano original apresentado pela direção. A primeira foi a abertura de uma concorrência e não a pura e simples aceitação da proposta da Andrade Gutierrez, essa concorrência deveria ser acompanhada por uma comissão de obras (que foi nomeada pelo Presidente).

    Mas a principal exigência do MAIS INTER, que só se concretizou após manifestação do Conselheiro Fernando Bolzoni, foi a de que o contrato a ser firmado entre o INTER e a construtora fosse analisado e aprovado no Conselho Deliberativo, pois a direção queria "carta branca" para negociar com a construtora.

    Com isso garantimos uma maior transparência a este processo de contratação.

    Posso te garantir que TODOS os integrantes do MAIS INTER são muito COLORADOS e torcemos para que o INTER vença sempre, todos seus compromisso e todas a competições que disputa, o que não nos impede de ter um olhar crítico sobre o que acontece no nosso COLORADO. Procuramos ser exatamente isso que referes, uma oposição construtiva, ajudando ao clube sempre que possível.

    Foi com o objetivo de trocar idéias com os torcedores e de poder prestar contas de nossos mandatos no Conselho que criamos esse blog, e agradecemos muito sua colaboração, pois é conversando com a torcida que vamos guiar nossa ação.

    O MAIS INTER quer que o INTER seja sempre MAIS, MAIS vitorioso, MAIS competitivo, com Beira-Rio ainda MAIS confortável para os torcedores.


    Abraço

    André Flores
    Coordenador MAIS INTER

    ResponderExcluir