segunda-feira, 13 de junho de 2011

A DEMOCRACIA COLORADA

O INTER é referência em democracia, mas precisa aperfeiçoa-la


Nosso Sport Club Internacional foi o primeiro Clube Brasileiro a realizar eleições diretas para os cargos de Presidente e Vice-Presidentes do Clube. Este fato é muito significativo, eis que essa decisão vem na esteira do processo de redemocratização do país, por certo, iniciado com as Diretas-Já.

É preciso, entretanto, assinalar que há algumas condições para que um associado do Clube possa disputar os cargos referidos, espécie de barreiras a filtrar os pretendentes. A primeira, é a de que seja associado a no mínimo dois anos, o que, sem dúvida, é absolutamente razoável. Entretano, acho despropositado e na contramão da nossa decantada "democracia colorada", seja indispensável que um associado, para poder inscrever-se como candidato a cargos Diretivos, tenha anteriormente integrado o Conselho Deliberativo do Clube.

Esta condição, com todo o respeito aos que pensam diferente, me parece desarrazoada. Para que se compare, seria como se alguém para poder ser candidato a Governador do Estado tivesse que ter sido anteriormente Deputado Estadual; para ser Prefeito tivesse que ter passado pela Câmara de Vereadores ou que só os ex-senadores e ex-deputados pudessem ser candidatos aos Cargos de Presidente e Vice da República. Todos os demais, ou seja, a grande maioria, que não ostentassem essas prévias condições, estariam impedidos das referidas disputas.


Com todo o respeito a todos os valores Colorados que exerceram e exercem o honroso cargo de Conselheiro do Clube, essa cláusula restritiva é direcionada a proporcionar exceção que não pode ser vista como benéfica para a Instituição e muito menos expressa o sentimento democrático da sociedade e, no particular, do nosso querido Sport Club Internacional.

Nós, do MaisInter defendemos a necessidade de alterar o Estatuto do Clube para que essa cláusula de barreira seja extinta e, assim, possa o associado, independente de sua condição, excetuada a de sócio em dia com suas obrigações, o direito de concorrer livremente aos cargos diretivos do Clube. Me permito o direito de imaginar que estão impossibilitados dessa disputa muitos associados com grande experiência administrativa e com idéias novas para vitaminar nosso Clube.

Nos próximos dias, voltaremos a manifestar nossa posição acerca da cláusula de barreira para eleição ao Conselho Deliberativo.

Por enquanto, vamos refletir.

João Nascimento da Silva
Integrante do Movimento MAIS INTER
Advogado e Associado do Glorioso Sport Club Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário