segunda-feira, 11 de julho de 2011

DINHEIRO POSTO FORA


Para manter jovens talentos como Oscar e Damião
o INTER tem que aliviar a folha de pagamentos




Não me atrevo a pretender falar sobre futebol: invejo profundamente as pessoas com a capacidade de assistir uma partida do Esporte Bretão e ler no deslocamento dos atletas a forma de jogar de cada time. Contudo, mesmo não tendo vocação para técnico, acredito ter sido aquinhoado com algumas doses de bom senso: olho para os lados antes de atravessar a rua, não ultrapasso com faixa contínua, não ando de pés descalços no chão frio e não faço despesas que não tenho como pagar.

Tá certo que essa sabedoria pedestre não combina com investimentos no mercado de derivativos ou outras aventuras lucrativas, mas tenho vivido bem assim. Gente conservadora como eu, quando gosta de futebol, sensibiliza-se tanto com a dedicação quanto com o brilhantismo do jogador em campo: e irrita-se com o moloide, o pereba e, sobretudo, com o responsável pela sua contratação. Alguém já alertou contra o risco de ter um jogador ruim no elenco: cedo ou tarde o técnico cai de amores por ele. Dos melhores aos piores treinadores, todo mundo lembra de algum “bruxo”, invariavelmente ruim, em quem o técnico enxerga qualidades de “disciplina tática” que ninguém mais consegue ver no gramado (o Abel tinha o Michel, o Roth tinha o “espetacular” Wilson Matias e a lista vai longe se eu começar a contar...).

Vem a propósito lembrar disso quando os números financeiros do Inter dizem que precisaremos de alguns milhões de reais para fechar as contas de 2011. A abertura da famosa “janela de transferências” faz temer pela saída de Leandro Damião e de Oscar, mas às vezes ouvimos boas notícias: o interesse do Galatasaray da Turquia pelo goleiro Lauro, a quem finalmente desistimos de dar chances para falhar sob as traves, e pelo nosso lateral Nei, esforçado mas jamais brilhante, oferece a chance do ingresso de alguns Euros para ajudar a fechar as contas.

Além do ingresso de receitas, o equilíbrio das contas também – principalmente – se faz com a diminuição das despesas. Aí é confortador saber que o empréstimo do goleiro Renan está expirando e que não vamos mais precisar pagar o seu salário, principalmente à vista da afirmação do nosso jovem Muriel; o mesmo se aplica ao nosso saudoso Rafael Sobis, já que Falcão não o aproveitava. A saída do argentino Cavenaghi foi tão melancólica quanto o equívoco de sua contratação, pois D’Alessandro e Guiñazu têm lugares cativos no time, e a vinda simultânea de Bolatti parecia coisa de quem não sabe quantos jogadores estrangeiros podem atuar simultaneamente.

Bem, minha alegria com as notícias durou pouco: Lauro ainda não saiu, e agora que os turcos estão contratando o uruguaio Muslera, não é de esperar que o contratem também – a menos que eles padeçam do mesmo vício de trazer jogadores por atacado. Não deixamos a conversa avançar em relação a Nei pela falta de um lateral; caramba, ele não só está longe de ser um grande jogador como é melhor promover um júnior ou improvisar um lateral que ser obrigado a vender um dos melhores jogadores de meio campo do Brasil, ou um dos centroavantes mais eficientes desde os bons tempos de Fernandão. Mas confesso minha perplexidade com a perspectiva de renovação do empréstimo de Renan.

Não é que eu seja ingrato com o nosso recordista de tempo sem tomar gols em Campeonatos Brasileiros, mas tenho a nítida impressão que o rapaz que voltou do Valencia é um clone mal feito do excelente goleiro que vendemos aos espanhóis. E simplesmente não entendo qual será a utilidade de mantê-lo no grupo de jogadores. Muriel é o novo titular; se necessário, o reserva é Agenor. Renan foi vendido em 2008 para fazermos caixa: não há por que desperdiçar esse dinheiro com seus salários.

Fernando Baptista Bolzoni
Conselheiro do INTER
Integrate do MAIS INTER

3 comentários:

  1. Olá Fernando

    Tem alguns pontos que concordo com você, tem jogadores abaixo da média, mas é preciso ver os cenário nacional. Hoje todos os clubes estão atrás de bons laterais e ninguém encontra, até acho que a própria seleção não laterais no nível q precisa. É complicado.
    Na base precisa-se investir em 4 ou 5 jogadores para tirar um, sendo que este ainda vai ser promessa e não se sabe se ira render. E te dou um exemplo Fábio Pinto que hoje nem sei onde esta.
    E tudo isso demanda investimento, pagamento de salário, ajuda de custo, profissionais para formação etc...
    Não gosto como é administrado o departamento de futebol do inter, acho que deveria ser também profissionalizado. Deve ser como um empresa que paga funcionários, tem meta e cobrança.
    Quando se tem muita política e não administração é ruim. Vejo agora toda a cultura administrativa e intelectual da administração passada, não sobrou ninguém. Fernando Carvalho é agora um mero espectador que vê de fora o que esta acontecendo dentro do inter. Talvez ajude em alguma coisa ou outra.
    É preciso criar uma filosofia de trabalho e seguir até o fim. Vejo que esta nova administração esta querendo mudar a foram como o time joga de mais defensivo para mais ofensivo, é uma mudança profunda, que o time terá que se adaptar, pois joga desta fora faz quase dois anos. Até reequilibrar as peças em um jogo e criar uma regularidade vai demorar no mínimo mais 6 meses. Como meta vejo o campeonato brasileiro distante, mas a libertadores é algo que podemos buscar com muito esforço.
    Eu acredito que o inter deva profissionalizar de um vez o departamento de futebol. Tem que criar esta cultura profissional dentro do inter. O cara tem que ser pago para gerir o departamento de futebol. No inicio é preciso de se adaptar a nova foram, mas depois teremos mais acertos do que erros na contratação de determinado jogador. E um planejamento muito mais duradouro de 5 anos para mais.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas colocações, Bolzoni.

    Abraço,
    Mallet

    ResponderExcluir
  3. com certeza precisamos ver oque esta acontecendo co meu internacional nao podemos deixar cair um club como inter tem que mandar uma turma imbora do inter eu sou socio do clube moro em sc 600 kilometros de porto alegre e ja mais vou deixar de ser socio do clube

    ResponderExcluir