quarta-feira, 27 de agosto de 2014

VOTA SIM



Sócio COLORADO!

Ao longo da história do Internacional, a tua emoção sempre fez a diferença nos momentos decisivos. À beira do gramado do Beira-Rio, o grito do torcedor foi o fator misterioso que fez das cabeçadas de Claudiomiro, Figueroa, Dunga e Fernandão mais que gols em jogos vitoriosos, mas verdadeiros marcos da existência de nosso Clube centenário. 

No próximo sábado, dia 30 de agosto, estás convocado para controlar a emoção e empregar a razão: pela primeira vez, o Estatuto do Sport Club Internacional será submetido à Assembleia Geral dos Associados. 

A reforma estatutária prometida há tantos anos finalmente deixou de ser uma intenção para transformar-se em um projeto, resultado do trabalho de uma comissão de Colorados que, ao longo de mais de um ano, discutiu uma porção de temas espinhosos e chegou à redação da proposta que estás chamado a dizer se serve ou não aos interesses do nosso Clube.

Há muitos anos o Movimento MAIS INTER reivindicava uma reforma estatutária. Quando, finalmente, o Conselho Deliberativo decidiu constituir um grupo de trabalho para apresentar uma proposta, fomos representados pelo Conselheiro Fernando Bolzoni, que defendeu as nossas ideias nessa discussão.

A proposta não contempla muitas das bandeiras que o Movimento MAIS INTER sustenta: por exemplo, ao invés de ser extinta, a “cláusula de barreira” para as eleições do Conselho Deliberativo continua em 15% dos votantes; pior, a previsão de eleição direta para os Cônsules, constante no atual Estatuto e nunca regulamentada, foi simplesmente suprimida. 

Tentamos corrigir esses pontos através da apresentação de emendas, mas a maioria do Conselho decidiu convocar a Assembleia Geral para decidir sobre a aprovação ou não do projeto apresentado pelo grupo de trabalho, ficando o exame das 92 emendas recebidas suspenso, com o compromisso de seu exame pelo Conselho Deliberativo no prazo de um ano, com a convocação de uma nova Assembleia Geral.

Apesar de seus defeitos, vemos na proposta alguns avanços que recomendam sua aprovação. Assumimos compromisso com a bandeira de “Diretas Sempre”, e a proposta chega muito perto disso. 

Se o atual Estatuto permite que um conchavo de 166 Conselheiros sonegue ao Associado o direito de escolher o Presidente do Internacional, a proposta aumenta de tal forma o número de Conselheiros necessário para a aclamação de um candidato (85% dos presentes à sessão) que doravante será muito difícil que isso torne a acontecer. 

Se o atual Estatuto somente permite ao Sócio do Parque Gigante votar quando admitido antes de 13/11/1990, a proposta acaba com a distinção política entre ele e os demais Associados Patrimoniais, corrigindo assim uma injustiça histórica. Se o atual Estatuto permite a eternização de um Presidente no comando do Clube, a proposta limita a reeleição para um único período subsequente. 

Além desses avanços, a proposta finalmente adapta o Estatuto do Internacional às disposições do Código Civil de 2002 e ainda define as responsabilidades no processo do exame das contas do Clube, impedindo que os Conselhos Fiscal e Deliberativo possam ser coagidos a aprová-las às pressas, em vista do cumprimento dos prazos legais.

É por isso que o MAIS INTER vota SIM à proposta do novo Estatuto para o nosso Internacional. 

Se tu concordas com esses argumentos, venha ao Gigantinho, entre as 9h e as 17h, manifestar essa decisão e participar desse momento histórico do nosso Clube. Se não puderes comparecer pessoalmente, tens até amanhã, dia 28 de agosto, para acessar o endereço http://www.votainternacional.com.br e habilitar a tua opção de voto pela Internet. 

Em qualquer caso, mesmo que não estejas convencido desses avanços e prefiras continuar com o Estatuto atual, compareça ao Gigantinho ou vote pela Internet. A grandeza do Internacional é o resultado do envolvimento dos seus Associados.

Seja qual for o resultado da Assembleia Geral, o MAIS INTER continuará fiel ao compromisso de continuar lutando por transparência e democracia no nosso Clube.

Movimento MAIS INTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário