terça-feira, 31 de maio de 2011

Votação das contas

Na última segunda-feira o Conselho Deliberativo do INTER reuniu-se para apreciar as contas do último ano de gestão do Presidente Vitório Piffero, e conforme foi deliberado por nosso movimento vamos fazer uma prestação de contas, aos sócios, do mandato de nossos Conselheiros, sempre tendo o zelo de retratar aquilo que é público e que estará acessível a qualquer COLORADO que quiser acessar as atas.



Nosso grupo tem uma série de proposições feitas ao longo de nossa atuação no Conselho Deliberativo, lutamos, por exemplo pela democracia plena no clube e pela extinção da cláusula de barreira. Esse é um tema que nos é muito caro, que ja foi alvo inclusive de uma ação que propusemos, visando uma maior participação do associado, e representatividade do Conselho Deliberativo.

Mas sem sombra de dúvida o tema que mais tratamos em nossas reuniões é o futebol, somos todos torcedores apaixonados e sempre acompanhamos o COLORADO no estádio, seja no BEIRA-RIO seja fora dele.

Mas no Conselho Deliberativo do INTER muito pouco ou quase nada de futebol é tratado, tenho certeza que haverá em breve um post sobre essa situação, e na reunião da noite desta segunda-feira não foi diferente. Antes da reunião o assunto eram os problemas na zaga, o técnico Falcão que ainda não mostrou sua marca, entre outros.

Já na reunião propriamente dita foram debatidas uma série de questões, muitas delas de caráter técnico, como o provisionamento das dívidas fiscais, cíveis e trabalhistas, foram exaustivamente debatidas, a que iremos referir alguns pontos por nós considerados principais, uma vez que todo seu conteúdo estará disponível nas atas acessíveis não apenas aos COLORADO mas a qualquer cidadão, no cartório de registro de pessoas jurídicas.

Entre os apontamentos feitos pelo Conselho Fiscal, dois foram considerados mais graves pelo nosso grupo, o primeiro a questão do pagamento a maior feito ao empresário Sonda e suas empresas. Este tipo de pagamento, feito no exercício de 2009, já havia motivado o voto do MAIS INTER na rejeição das contas, este ano da mesma forma reprovamos as contas por este motivo.

Outra coisa que chama a atenção é a falta de controle dos gastos do clube, seja nos adiantamentos, seja no uso do cartão corporativo, com gastos sem comprovação ou relatório. Entendemos que o clube deve se controlar os gastos, e que é sim responsabilidade do gestor organizar o controle destes gastos.

Ao final o presidente do Conselho, o conselheiro Bortolini (que em nada lembra o tribuno de outrora), conduziu a votação de maneira confusa que permitiu que conselheiros que votaram pela reprovação das contas pudessem aprová-la com ou sem ressalvas, numa flagrante contradição da forma da votação.

Quando da votação pela aprovação ou não das contas os conselheiros ligados ao Movimento MAIS INTER votaram contra a aprovação, tendo causado estranheza o fato de o presidente ter se recusado a contar os votos, vez que foi expressiva a votação contra a aprovação, tendo declarado aprovação por maioria.

Por fim foi recorrente, e não foi diferente com o MAIS INTER, o repúdio ao "vazamento" do relatório à imprensa ainda antes de sua apreciação pelo Conselho Dliberativo, não sendo esta a postura que se espera dos conselheiros.

Esperamos que a nova gestão do INTER nas pessoas do presidente Giovanni Luigi estabeleça mecanismos de controle maior sobre os gastos e que as comissões dos empresários sejam mais claras.

André Flores
Cordenador do Movimento MAIS INTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário